domingo, 17 de maio de 2009

LIBERDADE

LIBERDADE - O homem é livre de escolher as suas acções. Liberdade implica não apenas sabermos distinguir o bem do mal, o justo do injusto, mas sobretudo de agir em função de valores que nós próprios escolhemos. Deste modo, só se pode falar do Homem como ser moral pela referência à liberdade.
" (...) quando te falo de liberdade é a isto que me refiro. ao que nos diferencia dar térmitas e das marés, de tudo o que se move de modo necessário e irremediável. é verdade que não podemos fazer tudo o que quisermos, mas também é certo que não estamos obrigados a querer fazer uma coisa só. E aqui convém introduzir dois esclarecimentos a propósito da liberdade:
Primeiro: não somos livres de escolher o que nos acontece (ter nascido certo dia, de certos pais, em tal pais, sofrer de um cancro ou ser atropelados por um carro, ser bonitos ou feios, que os Aqueus queiram conquistar a nossa cidade, etc.), mas somos livres de responder desta maneira ou daquela ao que nos acontece (obedecer ou revoltar-nos, ser prudentes ou temerários, vingativos ou resignados, vestir-nos de acordo com a moda ou disfarçar-nos de urso das cavernas, defender Tróia ou fugir, etc.).
Segundo: sermos livres de tentar alguma coisa nada tem a ver com a sua obtenção indefectível A liberdade ( que consiste em escolher dentro do possível) não é a mesma coisa que a omnipotência ( que seria alguém conseguir sempre aquilo que quer, ainda que tal pareça impossível). Por isso, quanto maior capacidade de acção tenhamos, melhores resultados poderemos obter da nossa liberdade. Sou livre de querer subir ao monte Evereste, mas, dado o meu lamentável estado físico e a minha preparação nula em alpinismo, é praticamente impossível que consiga o meu objectivo. Em contrapartida, sou livre de ler ou não ler, mas como aprendi a ler desde muito pequeno não se trata de coisa demasiado difícil para mim, caso decida fazê-la. Há coisas que dependem da minha vontade (e isso é ser livre), mas nem tudo depende da minha vontade ( caso contrário, seria omnipotente), porque o mundo há muitas outras vontades e muitas outras necessidades, que eu não controlo a meu talente. Se não me conhecer nem a mim próprio nem ao mundo em que vivo, a minha liberdade esbarrará uma e outra vez na necessidade. Mas aspecto importante, nem por isso deixarei de ser livre... ainda que caia."
F. Savater; Ética para um jovem, Editorial Presença, Lisboa, 8ª ed., 2001, pp. 26-27
RESPONSABILIDADE - O ser Humano é responsável pelas suas decisões e pelas consequências das mesmas. A responsabilidade implica, em sentido global, sermos responsáveis por nós próprio, mas também pelas outras pessoas.
Trabalho realizado por: Marisa

Sem comentários: