domingo, 24 de maio de 2009

"Como é que Espinosa defende que a lierdade é uma ilusão?"



Escola Secundária de Arouca

Curso Profissional de Animador Sociocultural

Disciplina: Área de Integração
Ano: 11º

Turma: H

Módulo: 5
Tema: Os fins e os meios: que Ética para a vida humana

“ Como é que Espinosa defende que a liberdade é uma ilusão? ”






Bento de Espinosa

Biografia:
Nascimento - 24 de Novembro de 1632 em Amesterdão;
Falecimento - 21 de Fevereiro de 1677 no Haia, com quarenta e quatro anos;
Nacionalidade - Neerlandês;
Ocupação - Artesão, teólogo, filósofo;
Escola/tradição - Spinozismo (fundador),Racionalismo, Eudemonismo, Cartesianismo;
Principais interesses - Ética, Metafísica, Teoria do Conhecimento, Teologia, Lógica.

Bento de Espinosa foi um dos grandes racionalistas do século XVII dentro da chamada Filosofia Moderna, juntamente com René Descartes e Gottfried Leibniz. Também se dedicou ao estudo de Sócrates, Platão, Aristóteles, Demócrito, Epicuro, Lucrécio e também de Giordano Bruno. Ganhou a fama pelas suas posições do panteísmo (Deus, natureza naturante) e do monismo neutro, e ainda devido ao facto da sua ética ter sido escrita sob a forma de postulado e definições, como se fosse um tratado de geometria.


Livros


Publicados em vida :
- Melhoramento do Intelectual;
- Princípios da Filosofia Cartesiana;
- Tratado sobre a Religião e o Estado;
- Um breve Tratado sobre Deus e o Homem;

Publicados “post mortem“ :
- Ética demonstrada à maneira dos geómetras;
- Tratados Políticos ;
- Tratado do Arco-íris;

Conteúdo filosófico:
Espinosa defendeu que Deus e Natureza eram dois nomes para a mesma realidade, a saber, a única substância em que consiste o universo e do qual todas as entidades menores constituem modalidades ou modificações.

Ele afirmou que Deus era um ser de infinitos atributos, entre os quais a extensão e o pensamento eram apenas conhecidos por nós. Espinosa propunha uma espécie de determinismo, segundo o qual absolutamente tudo o que acontece ocorre através da operação da necessidade. Para ele, até mesmo o comportamento humano seria totalmente determinado.


Para Espinosa a liberdade é?
A capacidade de saber como somos e compreender por que agimos como agimos.
Deste modo, a liberdade para Espinosa não é a possibilidade de dizer "não" àquilo que nos acontece, mas sim a possibilidade de dizer "sim" e compreender completamente por que as coisas acontecem de determinada maneira.

Por exemplo:
Uma pedra, recebe de uma pessoa que a atira um impulso que é provocado pela pessoa, e mesmo depois de acabar o impulso provocado, a pedra continuará a mover-se. Então, Espinosa diz que a pedra, enquanto se move, sabe e pensa que faz todo o esforço possível para continuar a mover-se, assim a pedra pensa que é livre e faz todo o esforço possível para se movimentar.

Assim é a liberdade humana, os homens gabam-se de possuir toda a liberdade, mas isso acontece unicamente pelo facto de os homens terem consciência dos seus desejos e ignorarem as causas que os determinam.



Panteísmo deriva das palavras gregas pan ("tudo") e teísmo ("crença em deus"). Em diversas culturas panteístas, é a ideia de um Deus que vive em tudo complementa e coexiste pacificamente com o conceito de múltiplos deuses associados com os diversos elementos da natureza.

Um postulado é uma sentença ou proposição não demonstrada cuja verdade, ainda que não tenha evidência, servindo como ponto de partida para a dedução ou inferência de outras proposições. Um exemplo clássico de conjunto de postulados tomados como base para uma teoria é constituído pelos postulados de Euclides, que fundamentam a geometria euclidiana.

Webgrafia:


Sait:
www.google.com

Livro:
De filosofia 10º ano


Formadora: Diana Tavares
Formanda: Mónica Silva


Sem comentários: