quarta-feira, 11 de março de 2009

Dia Mundial do consumidor


Dia Mundial do consumidor


O que é o Consumidor?

Consumidor é todo aquele que adquire bens ou serviços ou direitos sobre eles, destinados a
ser usados de forma profissional e que são adquiridos a alguém que se dedique à comercialização desses bens não ou serviços de forma profissional (no 1, do artigo 2, Lei nº 24/96, de 31
de Julho - Lei de Defesa do Consumidor).


Um Consumidor Consciente deve:

· Ler os rótulos, as etiquetas e as instruções dos produtos
· Nunca assinar nenhum documento sem o ler previamente
· Antes da compra, comparar os preços e a qualidade dos
bens e serviços oferecidos
· Se sentir lesado, reclamar junto das entidades competentes


São direitos do consumidor:

1 - Protecção à vida e à saúde;

2 - Educação para o consumo;

3 - Escolha de produtos e serviços;

4 - Informação;

5 - Protecção contra publicidade enganosa e abusiva;

6 - Protecção contratual;

7 - Indemnização;

8 - Acesso à justiça;

9 - Facilitação de defesa de seus direitos;

10 - Qualidade dos serviços públicos.


Deveres do Consumidor


Consciência Crítica: questionar o preço e a qualidade de produtos e serviços.

Preocupação Social: estar ciente das consequências de nosso consumo sobre os outros cidadãos.

Reclamação: mais que um direito, é um dever de consciência.

Solidariedade: organizar-se em conjunto, para a promoção e protecção dos interesses dos consumidores.

Pesquisa: pesquisar sempre antes de comprar.

Consciência do Meio Ambiente: preservar, conservar, proteger nossos recursos naturais.Boicote: a comerciantes desonestos e inescrupulosos.

Honestidade: falar sempre a verdade ao reclamar junto aos órgãos de Defesa do Consumidor.




Trabalho realizado por:

Carina


Marisa

Sara

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