terça-feira, 3 de março de 2009

correcção do teste


Correcção do Teste de Área de Integração


Grupo I



1 – Procede à distinção dos termos Direito e Trabalho, tendo em conta a origem etimológica de ambos.

A Palavra Direito foi introduzida no vocabulário jurídico pelo direito canónico, pois os cristãos deveriam dirigir a sua conduta pelo recto caminho (directum).


A Palavra Trabalho tem origem no latino palum, por via do adjectivo tripalis (composto por três paus), de que se deduziu tripalium, um instrumento feito de três paus aguçados. Mais tarde adquiriu o sentido moral de sofrimento, fadiga, encargo, r, posteriormente, o de trabalho, labutar.

2- Elabora uma breve caracterização sobre as condições de trabalho na Revolução Industrial.




Na Revolução Industrial as condições de Trabalho eram péssimas, os operários desprotegidos eram obrigados a sujeitar-se às difíceis condições de Trabalho que lhe eram impostas. A Revolução Industrial veio trazer problemas sociais, miséria, exploração e acidente de Trabalho, não havia protecções básicas, muitos dos trabalhadores eram crianças que estavam sujeitas a condições bastante duras. Ocorriam muitos acidentes de trabalho, apareciam muitas doenças como a tuberculose, asma e pneumonia por causa dos gases, poeiras e do trabalho em locais húmidos.

3- Define Sindicato



O Sindicato é uma instituição ao redor da qual os trabalhadores se organiza para lutar pelos seus direitos, quer junto dos empresários, quer junto do governo. A palavra Sindicato deriva do grego Sundikos, na sua forma latina Syndicus, que significa o que assiste ou justiça comunitária.
4-Identifice no texto sobre a China e tendo em conta o que estudou, condições de trabalho similares às descritas no Séc .XIX.
As Pessoas na China no Século XIX trabalhavam 10 a 11 horas diárias por dia e tinham um dia livre por mês, durante o trabalho os trabalhadores não podiam nem levantar o olhar e era proibido falar.

4.1- Tem conhecimento de situações semelhantes a ocorrer em Portugal? Se sim, descreve-as.



Ainda hoje muitas pessoas trabalham em condições semelhantes as da China, os trabalhadores trabalham mais do que as horas devidas para muitas das vezes receberem o mesmo, a alguns operários que não comprem as normas trabalham sem capacete e sem as mascaras para se protegerem. Os imigrantes que vêm para cá a procura de uma vida melhor acabam por trabalhar sem condições, ficam a dormir em contentores.

5- Em 1978, em Lisboa, foi fundada a ”UGT”, tendo decorrido no ano seguinte, no Porto, o seu primeiro congresso. Explicite os objectivos desta confederação.



UGT e as siglas de União Geral de Trabalho trata-se de uma conferencia constituída pelas associações sindicais associadas e tem como objectivo defender as liberdades individuais e colectivas e os interesses e os direitos dos trabalhadores; defender e promover todas as formas de cooperativismo; lutar pelo direito ao trabalho e pela livre escolhe do emprego e pela sua segurança; defender as condições de vida dos trabalhadores, visando a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e promover o combate ás desigualdades salariais que têm origem em razões de raça, sexo ou religião .

6- Imagina que hoje irás a uma entrevista para te candidatares a um emprego na área da animação sociocultural, que regras terás de cumprir para que tenhas sucesso e consigas o lugar em causa.



COMPORTAMENTOS RECOMENDÁVEIS


Apresentar-se, saudando quem o recebeAguardar que o convidem a sentar-se

Sentar-se e manter uma postura correcta

Mostrar-se atento e interessado

Olhar de frente o entrevistador

Responder com determinação às perguntas postas

Pedir esclarecimentos, delicadamente, sempre que uma questão não lhe parecer clara

Ser prudente e mostrar alguma reserva se se abordarem aspectos da sua vida pessoal


COMPORTAMENTOS A EVITAR


Cortar a palavra ao entrevistador

Mexer-se continuamente na cadeira

Mendigar trabalhoMostrar arrogânciaAuto elogiar-se

Mastigar pastilha elástica
Insistir muito na remuneração




Disciplina: Área de Integração



Professora: Diana Tavares



Trabalho realizado por: Lídia Soares nº5 11ºH

Sem comentários: