quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Correcção do teste de avaliação







GRUPO I

1- Procede à distinção dos termos Direito e Trabalho, tendo em conta a origem etimológica de ambos.

R:. A palavra direito provém do latim directu e significa, poder moral ou legal de fazer, de possuir ou de erguer alguma coisa; poder legislativo.
A palavra trabalho provém do latim palum, por via do adjectivo tripalis (composto de três paus, utilizado pelos agricultores para bater as espigas), de que se deduziu tripalium. Daí derivaria também torturar, mais tarde, adquiriu o sentido moral de sofrimento, fadiga, encargo, e, posteriormente, o de trabalho, labutar. A palavra trabalho significa, acto ou efeito de trabalhar, a título de exemplo devo referir que o Papa João Paulo II referiu-se ao trabalho como “dimensão fundamental da existência humana, pela qual é constituída a cada dia a vida do homem, da qual esta recebe a própria dignidade específica”.



2- Elabora uma breve caracterização sobre as condições de trabalho na Revolução Industrial.

R:. As condições de trabalho na revolução industrial eram:

- Duras condições de trabalho;
- Exploração dos trabalhadores;
- Excesso de carga horária;
- Salários muitos baixos;
- Não tinham direito a férias;
- Não havia diferenças entre mulheres, crianças e homens;
- Não havia higiene;
- Entidade patronal não se responsabilizava pelos acidentes de trabalho.

A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana.


3- Define sindicato.

R:. Um sindicato é uma instituição ao redor da qual os trabalhadores se organizam para lutar pelos seus direitos, quer junto dos empresários, quer junto do governo.
A título de exemplo devo referir que já no século XVIII, no início da Revolução Industrial, os trabalhadores têxteis ingleses organizavam-se através de sociedades de socorro mútuos e posso ainda referir o estado dos professores que agora são penalizados pelas faltas mesmo que estejam doentes.

4- Identifique
no texto sobre a China e tendo em conta o que estudou, condições de trabalho similares ás descritas no séc. XIX.

R:. Os chineses nas suas fábricas aliam as técnicas mais avançadas de produção do século XXI a condições de trabalho típicas do século XIX. Há casos em que os trabalhadores fazem 10 horas por dia e os salários são 5 a 6 vezes inferiores aos nossos.
As condições de trabalho na china deveriam ser:- semanas de, no máximo, 40 horas; - repressão efectiva do trabalho infantil; - igualdade salarial entre homens e mulheres; - condições de segurança e higiene no trabalho; - liberdade de associação sindical;- direito à greve.
Se algumas destas ou de outras condições não fossem cumpridas, esses produtos não deveriam concorrer nos nossos mercados com os das nossas fábricas.Quem não se preocupa absolutamente nada com isso são os nossos grandes capitalistas porque podem mobilizar os seus capitais para a China e beneficiar também da docilidade e do baixo preço do trabalho chinês.


4.1. Tem conhecimento de situações a ocorrer em Portugal? Se sim, descreve-as.

R:. Sim,
- O desemprego;
- Imigração ilegal;
- Os salários em atraso;
- Carga horária.

Hoje em dia, em Portugal estas condições têm notado cada vez mais.
Podemos ver nas notícias diárias que cada vez mais se fala sobre os salários, desemprego, carga horária e imigração ilegal. Com a crise que está em Portugal cada vez existe mais fabricas a fechar e mais pessoas a ficar no desemprego, o que leva a que peçam cada vez mais empréstimos e fiquem mais endividados.


5- Em 1978, em Lisboa, foi fundada a “UGT”, tendo decorrido no ano seguinte, no Porto, o seu primeiro congresso. Explique os objectivos desta confederação.

R:. A União Geral de Trabalho tinha como objectivos: fortalecer, pela acção, o movimento sindical português, incentivando o processo de democratização das estruturas sindicais e fomentando a criação de sindicatos com estrutura essencialmente vertical, por ramo de actividade e área nacional, de acordo com a vontade democraticamente expressa pelos associados; defender as liberdades individuais e colectivas e os interesses e os direitos dos trabalhadores, na perspectiva da consolidação da democracia política pluralista e da consecução da democracia social e económica; defender e promover todas as formas de cooperativismo; defender e lutar por um conceito social de empresa que vise a estabilidade democrática das relações de trabalho e a participação dos trabalhadores na vida activa da empresa; lutar pelos direitos ao trabalho e pela livre escolha do emprego e pela sua segurança; defender as condições de vida dos trabalhadores, visando a melhoria da qualidade de vida e do pleno emprego; promover e combater as desigualdades salariais que têm origem em razões de raça, sexo ou religião.

6-Imagina que hoje irás a uma entrevista para te candidatares a um emprego na área da animação sociocultural, que regras terás de cumprir para que tenhas sucesso e consigas o lugar em causa.

R:. Deveremos cumprir as seguintes regras:





COMPORTAMENTOS RECOMENDÁVEIS








Apresentar-se, saudando quem o recebe
Aguardar que o convidem a sentar-se
Sentar-se e manter uma postura correcta
Mostrar-se atento e interessado
Olhar de frente o entrevistador
Responder com determinação às perguntas postas
Pedir esclarecimentos, delicadamente, sempre que uma questão não lhe parecer clara
Ser prudente e mostrar alguma reserva se se abordarem aspectos da sua vida pessoal




COMPORTAMENTOS A EVITAR



Cortar a palavra ao entrevistador
Mexer-se continuamente na cadeira
Mendigar trabalho
Mostrar arrogância
Auto elogiar-se
Mastigar pastilha elástica
Insistir muito na remuneração
Questões que poderão ser postas durante a entrevista :

PELO ENTREVISTADOR



Quer falar mais pormenorizadamente sobre a sua experiência profissional e sobre as funções referidas no seu currículo ?Por que razão se encontra desempregado ?Que outras iniciativas tomou para resolver a situação ?Porque quer vir trabalhar nesta empresa ?O que sabe acerca dela ?Como acha que a sua experiência pode interessar à nossa empresa ?Como ocupa os seu tempos livres ?POR SI
Que funções poderei exercer na sua empresa ?Qual o grau de autonomia e de responsabilidade da função ?As funções são desenvolvidas individualmente ou em grupo ?Quais as possibilidades de progressão na carreira profissional ?Poderei frequentar acções de formação dentro ou fora da empresa ?Terei de fazer deslocações frequentes ?Qual o local e horário de trabalho ?A empresa dispõe de serviços sociais que proporcionem assistência médica, cantina, actividades desportivas ou culturais ?Qual a remuneração prevista ?



Trabalho realizado por:
Emília Oliveira nº 4
Marisa Fernandes nº 7
Mónica Silva nº 8

Turma:
H
Ano:
11º
Tema Problema: 6 - As Organizações do Trabalho
Ano lectivo: 2008/2009
Formadora: Diana Tavares
Disciplina: Área de Integração




Sem comentários: